Atendimento: (19) 3231-7911

Pesquisar

Carta da Rede Filhas de Jesus às famílias

Campinas, 06 de abril de 2020

“Os pais que escolheram o tipo de educação e valores que a Congregação transmite, têm uma função importante e insubstituível no conjunto da comunidade educativa.
A sua opção livre, corresponde à responsabilidade da colaboração e diálogo com os educadores, comprometidos todos na consecução do objetivo comum: a educação cristã de seus filhos. Daí a necessidade de uma convergência família-colégio, para evitar contradições”.

(Nosso Modo Próprio de Educar, 158)

Prezadas Famílias,

O momento que estamos atravessando é complexo e exige de todos nós atitudes de diálogo,
entendimento e mútua colaboração. Nesse contexto, não podemos perder de vista o nosso principal objetivo
enquanto instituição educacional: assegurar uma educação de qualidade e o bem-estar de nossos alunos e suas respectivas famílias.

É da natureza das escolas da Rede Filhas de Jesus zelar por seus alunos e educadores, bem como manter relações de colaboração e parceria com as famílias que fazem parte de nossas comunidades educativas.

“A educação é um processo que se faz a muitas mãos”. Precisamos uns dos outros. A escola é colaboradora da família no processo educativo de seus filhos. A família, em parceria com a escola, comunga de seus princípios e estabelece com ela uma relação de confiança e proximidade. Juntos, Família e Escola, atravessaremos todos os desafios que o momento nos impõe, acreditando na força de Deus-Pai que nos une em missão e nos ideais de transparência, dignidade, solidariedade e compromisso, pilares de nosso modo de proceder.

Sendo assim, queremos continuar acolhendo e colaborando com nossos alunos e nossas famílias, dentro de nossas possibilidades pedagógicas, físicas, estruturais e financeiras. Queremos, também, continuar cuidando de nossa equipe de educadores, para que nesse tempo de crise todos possamos nos fortalecer enquanto comunidade educativa.

Com a costumeira prudência, transparência e discernimento nos processos relacionais, transmitimos a toda a comunidade educativa – alunos, educadores, famílias, fornecedores e parceiros – a segurança, a serenidade e a confiança de nossa Rede Educacional Filhas de Jesus.

Deus caminha conosco! Ele, como Pai providente e amoroso, nos conduzirá às melhores soluções em termos de contratos e prestação de serviços, sempre visando o bem maior, atendendo, na medida de nossas possibilidades, as necessidades que se apresentarem.

Graças aos investimentos feitos em educação digital, estão sendo possíveis várias iniciativas inovadoras neste sentido.

Na segunda quinzena do mês de março, durante o período de suspensão das aulas presenciais, imposto por força maior, as escolas da Rede Filhas de Jesus ofereceram aulas e demais atividades pedagógicas
e pastorais na plataforma digital.

As aulas e demais atividades pedagógicas e pastorais realizadas por meios digitais atenderam de forma diferenciada aos diversos segmentos que a escola mantém, com qualidade compatível e apropriada aos vários níveis de ensino que atendemos.

Essas atividades online estão amparadas e validadas por normativa dos órgãos regulatórios da área educacional que reconhecem as mesmas como atividades letivas.

Como é próprio de nosso modo de proceder, temos aberto um canal de diálogo e colaboração com as famílias que poderão precisar do apoio da escola nesse tempo incerto de travessia. Reiteramos nosso desejo de caminhar com as famílias para superarmos os desafios e continuar oferecendo aos nossos alunos uma educação de qualidade.

Lembramos ainda, que nossas unidades educacionais estando em realidades geográficas diversas e sujeitas às normativas próprias de cada localidade, seguem seu caminho educativo. As unidades do Estado de São Paulo iniciam período antecipado de férias (conforme já comunicado) e as unidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro seguem com as atividades na plataforma digital.

Colocamo-nos sempre à disposição de todos para o diálogo e ações de colaboração, sempre preservando a
qualidade das boas relações entre Família e Escola.

Procurem-nos! Fiquem tranquilos! Estamos juntos nesse processo!

Que Santa Cândida Maria de Jesus nos ilumine nessa trajetória, nós que temos confiança em Deus que é
Pai e de todos cuida.
Fraternalmente,

Silvia Helena Maltoni Ferreira – Diretora do Instituto Educacional Imaculada – Campinas
Ir. Maria José Alves Machado – Coord. Administrativa da Rede Filhas de Jesus
Wanderley Gomes dos Santos – Coord. Equipe Gestão da Rede Filhas de Jesus